20/10/2022 Sec. de Educação e Desporto

Jornada da Literatura Infantojuvenil incentiva hábito da leitura em Agudo

Destinada a famílias, alunos e professores, a Jornada Literária segue até sexta-feira, 21

Educação, cultura e cidadania. A Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria de Educação, está realizando a primeira edição da Jornada de Literatura Infantojuvenil, com programação especial para famílias, estudantes e profissionais da educação. A programação, que iniciou na quarta-feira (20), segue até o dia 21 de outubro, sexta-feira, no Clube Centenário, buscando o desenvolvimento de leitura e escrita de alunos, e capacitações profissionais para os professores.

O Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, destacou que o projeto “Nos Trilhos da Leitura” e a Jornada de Literatura Infantojuvenil são dois projetos que incentivam a cultura e educação. “São projetos que se somam aos investimentos históricos que estão fazendo na educação, como a aquisição de notebooks para todos os professores efetivos da rede municipal, a reforma de escolas, e a disponibilização de matérias didáticos de alto nível e qualidade”, disse o Prefeito. “Educação é futuro e investir nesta área é estar comprometido com as nossas crianças”, finalizou Kittel.

O evento de abertura oficial contou o espetáculo "No fundo da mata ouvi", com Roberto de Freitas. Durante a tarde, centenas de professores da rede pública já haviam participado das oficinas gratuitas com grandes nomes da literatura infantojuvenil como André Neves, Luciano Pontes, Cristiane Salles, Mauricio Leite e a portuguesa Sónia Gameiros.

Durante as atividades, os alunos experimentam o mundo literário, além de prestigiar peças teatrais, estimulando a criatividade e a cidadania. Os professores recebem durante os dias de jornada oficinas pedagógicas. Ao todo, seis oficinas gratuitas ministradas pelos escritores buscam trazer capacitações para os profissionais da rede de ensino.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira, dia 20, acontece a Mesa Redonda - Nos trilhos dos livros e das leituras - com os escritores André Neves, Cristiane Salles, Luciano Pontes e Sónia Gameiro Fernandes e mediação de Maurício Corrêa Leite. Durante o evento, os próprios escritores dos livros que são lidos nas escolas terão a oportunidade de dialogar com alunos e professores. O evento é aberto à comunidade.

Já na sexta-feira, dia 21, acontece a Feira de Leitura, das 9h às 17h, onde as estrelas são o livro e a leitura. Os protagonistas são as crianças e as escolas participantes do projeto. A programação conta com sessões de autógrafos dos escritores convidados da Jornada, leituras compartilhadas e mini-maratonas de leitura. No mesmo dia, as 19h, acontece o espetáculo de encerramento “Seu Rei Mando”, com Luciano Pontes e o músico Gustavo Villar. As programações são para todas as idades e toda a comunidade é convidada.

A proposta conta com a promoção da Prefeitura de Agudo, patrocínio da Dickow Alimentos/Arroz Rei Arthur e financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. A Produção Executiva é da Chili Produções com a Coordenação do Promotor de Leituras Mauricio Leite.