14/01/2023

IPTU 2023: emissão de guias pode ser realizada diretamente no site da prefeitura de Agudo; confira o passo a passo

Pagamento em cota única com desconto de 20% pode ser feito até o dia 31 de janeiro

Está disponível no site da prefeitura de Agudo a emissão das guias do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 para os contribuintes. Pelo calendário de pagamentos, o desconto de 20% para pagamento em cota única pode ser obtido até 31 de janeiro.

Além desta, há mais três opções de pagamento do imposto. Quem ainda optar pela quitação em cota única pode aproveitar um desconto de 15% para pagamento até o dia 28 de fevereiro. Já para quem pagar até 31 de março, o desconto será de 5%. Já aqueles que preferirem parcelar, poderão fazer em até cinco vezes sem juros, com início de pagamento no mês de maio.

O IPTU 2023 é digital, com as guias também disponibilizadas no site da prefeitura. A ferramenta é uma forma mais rápida e eficiente para a emissão dos boletos, uma vez que os contribuintes não precisam mais se deslocar até o setor de tributos da prefeitura para retirá-los. Além disso, estima-se economicidade com as impressões e redução no consumo de papel.

Para contribuintes com dificuldade de acesso à internet ou para a emissão, ainda serão disponibilizadas as guias impressas. Para isso, é necessário ir até a prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30, sem fechar ao meio dia.

Outra possibilidade é a solicitação via WhatsApp ou e-mail, que funcionará também nestes horários. Basta encaminhar o pedido para o número 3265-1144 ou para o e-mail imprensa@agudo.rs.gov.br.

Passo a passo para acessar e imprimir a guia do IPTU 2023

1)     Acesse o portal da prefeitura neste link, disponível também em bit.ly/iptuagudo.

2)     Ir na sessão “Área pública – Acesso rápido”

3)     Clique em “Carnês IPTU, ISSQN e Taxas”

4)     Selecione o tipo de cadastro, no caso “Imobiliário” para IPTU

5)     Preenche o número do cadastro com a inscrição do imóvel (sem o dígito final 0) – disponível em qualquer carnê de anos anteriores

6)     Selecione a opção de pagamento, seja cota única ou parcelamento

7)     Clique em “Gerar Documento” e pronto.

O procedimento é igual tanto para pagamento em cota única como parcelado.  Em caso de dúvidas, contate a Prefeitura de Agudo está disponível para auxiliar.

Para os empreendedores do município as guias para os recolhimentos dos tributos, Taxa de Vistoria, Taxa de Renovação da Vigilância Sanitária e ISSQN no exercício de 2023, também estão disponíveis nos mesmos formatos, digital ou presencial. O desconto de 20% também é concedido para aqueles que optarem pelo pagamento em cota única até 31 de janeiro. Outra opção é o parcelamento em até duas vezes, com vencimentos em fevereiro e julho de 2023. Exceção é o alvará sanitário, que pode ser pago em parcela única até 28 de abril.

Passo a passo para acessar e imprimir as taxas de vistoria, alvará e ISSQN

2)     Ir na sessão “Área pública – Acesso rápido”.

3)     Clique em “Carnês IPTU, ISSQN e Taxas”.

4)     Selecione o tipo de cadastro, no caso “Atividades” para as taxas.

5)     Preenche o número do cadastro com o número do cadastro (sem o dígito final -0) – disponível em qualquer carnê de anos anteriores.

6)     Selecione a opção de pagamento, seja cota única ou parcelamento.

7)     Clique em “Gerar Documento” e pronto.