18/02/2024 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo

Homenagens e valorização das raízes germânicas marcam acendimento ao lume memorial, em parceria com o ICBAA

Atividade esteve inserida nas comemorações do 65º aniversário de emancipação de Agudo

No último dia 16 de fevereiro, Agudo celebrou seu 65º aniversário com uma série de eventos que destacaram não apenas a história, mas também as origens da comunidade. Uma das atividades foi a cerimônia de acendimento do Lume Memorial, realizada em parceria com o Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo (ICBAA).

A atmosfera solene e respeitosa envolveu todos os presentes no Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo, onde autoridades locais, representantes da comunidade, integrantes do Lions Clube de Agudo e convidados se reuniram para testemunhar esse momento marcante. O ato simbólico de acender o Lume Memorial foi conduzido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lairton Unfer, e pelo Prefeito Luís Henrique Kittel, ressaltando a união entre os poderes legislativo e executivo em prol do reconhecimento da história e da cultura local.

O Prefeito Luís Henrique Kittel expressou sua gratidão ao Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo pela colaboração no evento, reafirmando o compromisso mútuo em fortalecer os laços comunitários e valorizar as raízes germânicas que tanto enriquecem nossa cidade. "É através de colaborações como essa que fortalecemos os laços comunitários e enriquecemos nossa identidade cultural", disse.

Durante a cerimônia, foram relembrados momentos históricos do município e suas significativas conquistas, enquanto também se prestou homenagem aos líderes do passado, incluindo o ex-prefeito Pedro Álvaro Müller e a primeira dama emérita de Agudo, Jessy Berger, ambos falecidos recentemente. O momento de pompa memorial foi dedicado não apenas a Müller e Berger, mas também a outras figuras importantes que partiram, incluindo cinco ex-prefeitos e três primeiras damas. O som solene de um clarim acompanhou esse momento de reflexão e homenagem, proporcionando um tributo respeitoso às figuras que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade.

A presidente do ICBAA, Rosangela Rohde Wilhelm, e a presidente da Comissão Executiva de Agudo para as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, Dori Laura Müller Paul, compartilharam suas palavras de apreço e gratidão. Em seu pronunciamento, Dori ressaltou o legado deixado pelos imigrantes alemães e a importância de preservar e celebrar essa herança cultural, evidenciando o compromisso conjunto em promover a valorização das raízes germânicas e o fortalecimento dos laços comunitários.

Ainda, o ato religioso de Ação de Graças, conduzido pela Evangélica de Confissão Luterana, proporcionou um momento de reflexão e espiritualidade.