Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
26/12/2023 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Governo Kittel prioriza a saúde nutricional com aumento de atendimentos

No período de um ano e seis meses, foram realizados mais de 4000 mil atendimentos em nutrição.

Em uma iniciativa pioneira, o Governo Kittel tem colocado a saúde nutricional como um dos objetivos de suas ações, com um aumento expressivo nos atendimentos em nutricionista nas unidades de saúde do município. Os números revelam um compromisso em promover o cuidado alimentar em todas as fases da vida, impactando positivamente a saúde da população.

No período de um ano e seis meses, No período de um ano e seis meses, foram realizados mais de 4000 mil atendimentos em nutrição. Somente as unidades de saúde, incluindo a UBS Central, Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tia Laurinha e Espaço Ser, realizaram 3116 atendimentos clínicos com nutricionista. Esses atendimentos abrangem às diversas necessidades nutricionais da comunidade, incluindo gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A Secretária de Saúde de Agudo, Graciela de Lima Barchet, comenta sobre o compromisso da gestão em promover uma comunidade mais saudável. “Estamos comprometidos em oferecer uma saúde integral, e os resultados expressivos nos atendimentos nutricionais refletem nosso empenho em promover uma comunidade mais saudável em Agudo", enfatiza Graciela.

Durante os encontros, destaca-se o foco nas escolhas alimentares saudáveis, com o intuito de prevenir e reduzir riscos à saúde. As ações de promoção e proteção visam formar hábitos saudáveis e proporcionar mudanças integrais no estilo de vida da população. Conforme a nutricionista Laura Kretzmann, que realiza os atendimentos em Agudo, o objetivo é ir além das consultas clínicas, e também cultivar mudanças na alimentação da população.

"Nosso objetivo é ir além das consultas, é cultivar mudanças nos hábitos alimentares e promover uma relação saudável com a comida. Cada atendimento é uma oportunidade de construir um caminho duradouro para a saúde e o bem-estar dos pacientes”, destaca a nutricionista.

Além disso, o governo implementou prescrições de laudo de fórmulas nutricionais, uma abordagem personalizada para pacientes que necessitam de suplementação específica, em parceria com a Farmácia Básica. Essa integração entre diferentes setores fortalece a eficácia das intervenções nutricionais.

O Programa Saúde na Escola (PSE) também desempenhou um papel vital, realizando 316 avaliações antropométricas em alunos, proporcionando um diagnóstico preciso da saúde nutricional nas escolas. Além disso, aproximadamente 500 alunos de quatro escolas participaram de grupos com ênfase em alimentação saudável, integrando estratégias de saúde da família.

O Prefeito de Agudo, Luis Henrique Kittel, destaca que a saúde nutricional é mais que uma prioridade, e sim um compromisso da gestão para com o bem-estar da população.
"Anteriormente, esses atendimentos eram encaminhados para especialidades fora do município, agora temos aqui. Esta é mais uma demanda que a comunidade nos trouxe, e se tornou um compromisso do nosso mandato. Cuidar da saúde das pessoas é essencial para o bem-estar de todo o nosso Agudo.", destaca Kittel.

Também foram realizadas atividades nutricionais no evento Setembro Amarelo em parceria com o Espaço Ser e o Seminário de Agudo, envolvendo 40 usuários dos serviços de saúde. Além disso, através da ESF Tia Laurinha foram realizadas abordagens nutricionais com o grupo de gestantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a participação usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O balanço geral é relevante, com um total de 4016 serviços de nutrição oferecidos à comunidade. Destaca-se ainda que, desde julho, não há demanda reprimida para atendimentos nutricionais, indicando uma eficiência na gestão de recursos e na resposta às necessidades da população.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé