17/03/2022 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo

Governador sanciona lei que reconhece Agudo como Berço dos Dinossauros

Governador Eduardo Leite sancionou a Lei 15.797/2022 no último mês

Localizado na Depressão Central Gaúcha, Agudo é o local onde foram encontrados fósseis de alguns dos mais antigos dinossauros do mundo, entre eles o Sacisaurus agudoensis; Pampadromaeus barberenai; Macrocollum Itaquii; e Erythovenator jacuiensis. Nesse sentido, o Governador Eduardo Leite sancionou no último mês de fevereiro a Lei 15.797, que confere ao Município de Agudo o título de Berço dos Dinossauros.

O Projeto, de autoria do deputado Paparico Bacchi (PL), foi aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Municipais, iniciou deste ano.

“É preciso incentivar o turismo agudense em todas as frentes, pois ele promove o desenvolvimento do município”, reitera o Prefeito Luís Henrique Kittel, um dos articuladores da Lei. Kittel também destaca que os fósseis encontrados no Torrão Amigo atuam como impulsionadores da criatividade dos artesões locais, bem como atrai a atenção de pesquisadores e da mídia.

Além da articulação para reconhecimento a nível estadual e federal, a Prefeitura atua para ter novos atrativos no município que envolvam a paleontologia. Um letreiro com a frase "Berço Nacional dos Dinossauros", foi instalado na ERS 348, no entroncamento com a RSC-287, para fazer referência às descobertas de fósseis de dinossauros encontrados no município.

No centro do município está sendo preparado um espaço para a instalação de réplicas em tamanho real de cinco fósseis de dinossauros encontrados.  No local também serão realizadas atividades da “I Semana da Paleontologia”, prevista para acontecer a partir do dia 27 de Março.

Conforme Djulia Ziemann, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, a identidade turística é firmada a partir do reconhecimento e preservação da história de um local. "O reconhecimento influencia diretamente no sentimento de pertencimento da população e é responsável por atrair turistas”, destacou Djulia.

PROJETO TAMBÉM TRAMITA NO CONGRESSO NACIONAL

O Deputado Federal Giovani Cherini (PL), protocolou o Projeto de Lei 1313/21, na Câmara dos Deputados em Brasília, que confere ao Município de Agudo - RS a denominação de Berço Nacional dos Dinossauros. Durante a tramitação, o Projeto é apreciado em três Comissões na Câmara dos Deputados e em duas Comissões no Senado Federal, e por fim, enviado a sanção do Presidente da República.