Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
22/10/2022 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Geoparque Quarta Colônia: Agudo e região receberão avaliadores da Unesco

Em Agudo, os avaliadores visitarão três locais, no interior e na cidade, terça-feira (25)

A região da Quarta Colônia, inclusive o município Agudo, está mais um passo do objetivo de receber o Selo Geoparque. Entre os dias 26 a 29 de outubro, a região irá receber a visita dos avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), atividade que faz parte do processo de recebimento da certificação.

O geólogo e historiador Ángel Hernández (Espanha) e a geóloga e especialista em Engenharia de Minas Helga Chulepin (Uruguai) cumprirão agendas nos nove municípios que integram o Geoparque.

Conforme informações, durante os três dias de trabalho de campo, com o intuito de conhecer e visitar os territórios, serão percorridos cerca de 800km de roteiro pelo interior. Em Agudo, os avaliadores visitarão o Mirante do Cerro da Figueira, a Casa da Charlote e o Espaço dos Dinos, no Largo Aldo Berger, na terça-feira, 25.

Conforme o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, o município de Agudo, assim como os demais da região, se prepara a há muitos anos por esse momento, com o intuito de potencializar o turismo e a cultura. “Esse é um grande momento para a concretização de um sonho construído com toda a comunidade da Quarta Colônia”, destaca o prefeito. 

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Djulia Regina Ziemann, que também produziu a sua dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre o Geoparque, destaca que momento de avaliação é o ápice do trabalho desenvolvido durante anos no território. “O processo de gestão deve potencializar as forças, a fim de manter a cooperação da comunidade e ações interligadas com o patrimônio existente no local em questão, principalmente o  geopatrimônio, assim tem se trabalhado durante a atual gestão do município de Agudo, a fim de se obter êxito na avaliação”, disse Djulia.

Após as visitas, será definido se o território estará apto ou não para efetivar a certificação como Geoparque. Um relatório da visita dos avaliadores será levado para a reunião mundial dos Geoparques, que ocorre na primeira quinzena de dezembro. Caso aprovada, a proposta será debatida no Conselho da Unesco, no início de 2023. A expectativa é que o resultado final pode ser divulgado no mês de abril do próximo ano.

 

Mais sobre o Geoparque Quarta Colônia 

O Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa da UFSM e do Condesus Quarta Colônia com o objetivo de valorizar o patrimônio natural e cultural e que tem por meta principal o desenvolvimento regional através do turismo sustentável, congregando pessoas, história e memória.

Os Geoparques são territórios de um ou mais municípios, reconhecidos pela Unesco como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica. Nesses locais a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade. Ao final de 2020, existiam 161 Geoparques Mundiais da Unesco em 44 países. No Brasil, o Geoparque Araripe é o único Geoparque Mundial do país.

 

*Com informações do Diário de Santa Maria e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé