Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
09/08/2025 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Em parceria com o Estado, Prefeitura ofertará novos cursos de qualificação profissional

Recursos foram captados por meio do RS Qualificação Recomeçar – 2025, iniciativa da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional

A Prefeitura de Agudo, em parceria com o Governo do Estado, vai ampliar as oportunidades de capacitação no município com a oferta de oito novos cursos de qualificação profissional nos próximos meses. O investimento previsto ultrapassa 86 mil reais, contemplando diferentes áreas e públicos.

O objetivo é preparar a mão de obra para demandas do mercado, incentivar o empreendedorismo e contribuir para o fortalecimento da economia local. Entre as formações que serão oferecidas estão Operação de Máquinas Pesadas e Pilotagem e Legislação para Voo com Drone, ambos com 40 horas de duração e voltados para 15 alunos cada; Elaboração de Produtos de Panificação e Confeitaria, também para 15 participantes; Atendimento ao Turista, com 60 horas e 20 vagas; Atendimento ao Público, Doces e Salgados para Festas e Atendimento Pré-hospitalar Básico para profissionais de Urgência e Emergência, todos com 40 horas e 20 vagas cada; além de Marketing Digital e Redes Sociais, com 42 horas de capacitação e 20 vagas.

A previsão é que 125 pessoas sejam certificadas ao final das formações. Para o prefeito Luis Henrique Kittel, essa oportunidade se soma a outros incentivos aplicados para fortalecer o ambiente empreendedor do município. “Estamos investindo em capacitação, infraestrutura e estímulo à inovação, criando as condições para que as empresas cresçam e, ao mesmo tempo, gerem mais empregos para nossa comunidade”, afirmou o chefe do Executivo.

A escolha das capacitações também levou em conta uma pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2025 pela Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Agudo (ACISA), destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luivonir Dorneles. O levantamento, que foi feito junto a empresas e empreendedores locais, pode compreender o cenário econômico, identificar demandas de mão de obra e direcionar políticas públicas de qualificação profissional. "O estudo mostrou que a base econômica de Agudo é formada, em sua maioria, por microempreendedores individuais e microempresas e também apontou que a maior parte das empresas possui vagas abertas e planos de expansão, mas encontra dificuldades para contratar mão de obra qualificada", destacou Luivonir.

O diretor de Planejamento da Prefeitura de Agudo, Gabriel Puhl, explica que os recursos foram captados por meio do RS Qualificação Recomeçar – 2025, iniciativa da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional que busca fortalecer a empregabilidade e contribuir para a retomada socioeconômica do Rio Grande do Sul. Segundo ele, estão sendo investidos cerca de R$ 40 milhões no programa no estado, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), para execução das formações e pagamento de bolsa permanência aos alunos. 

O próximo passo é a formalização do convênio com o Estado. Após a assinatura, o município receberá o recurso e dará início à oferta dos cursos aos agudenses. As datas, locais e procedimentos para inscrição serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé