19/04/2023 Sec. de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental

Duas mil cestas básicas serão distribuídas aos agricultores afetados pela estiagem em Agudo

Agudo foi contemplado com R$ 280 mil através da Defesa Civil.

Com o objetivo de amenizar os impactos da estiagem, está em curso a construção de novos microaçudes no município. No total, serão criados 12 reservatórios, financiados pelo Programa Avançar do governo estadual.

Conforme o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental de Agudo, Giovene Neu, a seleção dos contemplados contou com o apoio técnico da Emater na elaboração dos projetos e ressaltou que essa medida é de grande importância para os moradores, uma vez que ajuda a enfrentar as futuras estiagens.

Além disso, Agudo foi contemplado com R$ 280 mil pela Defesa Civil, recurso que irá beneficiar 2 mil agricultores com cestas básicas - um aumento de 1.500 agricultores em relação ao ano anterior, quando apenas 500 famílias foram atendidas.

A entrega das cestas básicas aos agricultores afetados pela estiagem está prevista para maio. Nesta semana, a Prefeitura recebeu os materiais para a primeira etapa da nova rede de água da Linha Teotônia Sul/Canto Paraná. "Em breve, teremos o início da obra, que irá beneficiar mais de 80 produtores da região", comemora o secretário.

No âmbito do Programa Água Para Todos, também está prevista a substituição da canalização da rede de água da Linha das Pedras. No total, mais de 800 famílias de Agudo receberam água potável durante o período de estiagem e o decreto de emergência, e os projetos elaborados pela Defesa Civil local e pela Prefeitura foram fundamentais para a conquista de recursos estaduais e federais.