17/04/2020 Sec. de Saúde

Decreto Municipal autoriza abertura do comércio em Agudo

O Prefeito Valério assinou o Decreto Municipal 044/2020 que dispõe sobre o funcionamento, com atendimento ao público, dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em Agudo. A abertura do comércio tem como base o Decreto Estadual e a Portaria da Secretaria Estadual de Saúde, considerando ainda, que até hoje, não existem casos confirmados do COVID-19 em Agudo.

As empresas deverão trabalhar, seguindo restrições, tais como: reduzir o número de funcionários em atendimento adotando o revezamento dos mesmos; higienizar, periodicamente, durante o período de funcionamento e sempre no início das atividades, as superfícies de toque; manter à disposição e em locais estratégicos, álcool em gel 70%; proibir a prova de vestimentas em geral, acessórios, bijuterias, calçados entre outros; manter fechados e impossibilitados de uso os provadores; limitar o número de clientes dentro do estabelecimento a 30% de sua capacidade e disponibilizar a todos os trabalhadores, que tenham contato com o público, e obrigar a utilizar, durante o expediente de trabalho, máscaras de tecido não tecido (TNT) ou tecido de algodão.

Continuam suspensas as atividades em quadras esportivas ou campos de futebol, bem como o funcionamento das canchas de bochas, casas de festas, espaços kids e afins. Como forma de resguardar a saúde pública, recomenda-se e orienta-se aos munícipes em geral que, ao saírem de suas residências, façam uso de máscaras, podendo estas serem de fabricação caseira, com materiais como tecido e similares, na falta de máscaras disponíveis em farmácias ou outros estabelecimentos.

A Prefeitura está atendendo em horário de expediente normal, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Salientando que sempre que possível, os atendimentos deverão ser realizados por meio eletrônico ou telefone, quando couber, sendo o atendimento presencial medida excepcional.