03/11/2023

Cultura e Desenvolvimento Social: Alunos da capoeira recebem uniformes em Agudo

Atualmente 16 alunos participam do projeto, no CRAS Bairro Caiçara

Na última quarta-feira, 1, os alunos participantes do projeto de Capoeira receberam seus novos uniformes, marcando mais um passo importante na jornada cultural e de aprendizado das crianças.. O município vem se destacado no apoio e promoção do desenvolvimento infantil por meio do projeto, promovido pela Prefeitura de Agudo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

Os alunos receberam uma calça de capoeira e uma camiseta. “Agudo tem muito a se orgulhar desse projeto que está moldando o futuro de suas crianças, criando cidadãos conscientes e culturalmente enriquecidos”, destacou o prefeito em exercício, Pedrinho Müller.

O projeto, que atualmente conta com 16 alunos com idades entre 5 e 15 anos, tem suas aulas ministradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Agudo, localizado no Bairro Caiçara, com o mestre Gabriel Fly.

No próximo dia 4 de novembro, uma comitiva da equipe estará representando o município de Agudo no Festival Nacional Arte Moleque, em Santiago. Durante o evento, as crianças terão a chance de aprimorar suas habilidades participando de cursos de capoeira e folguedos da cultura brasileira, proporcionando um enriquecimento cultural inestimável.

A comitiva será liderada pelo Mestre Fly e pela Secretária de Assistência Social, Maria Rosangela Roubuste. Alguns pais também terão a oportunidade de vivenciar essa experiência ao lado dos pequenos capoeiristas. “Essa ação destaca o compromisso da prefeitura e da comunidade com o desenvolvimento cultural e educacional das crianças”, diz a Secretária.

O Projeto de Capoeira e estudos de culturas populares é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças da cidade. As aulas não apenas fortalecem os conceitos familiares, mas também proporcionam atividades esportivas e enriquecem o contato das crianças com uma educação de qualidade, promovendo valores como respeito às diferenças, aumento do conhecimento intelectual, autoconhecimento, autocontrole, disciplina e habilidades de convívio social.

As aulas de capoeira ainda tem disponibilidade de vagas. Os responsáveis pelas crianças interessadas em participar podem fazer a inscrição no CRAS. As aulas ocorrem às terças e sextas-feiras, das 8:00 às 10:00 e das 14:00 às 16:00, permitindo que as crianças desenvolvam suas habilidades culturais e esportivas de forma contínua.