Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
01/11/2022
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Cooperativismo: alunos da Olavo Bilac formam nova cooperativa escolar em Agudo

Assembleia de fundação da “CooperBilac” aconteceu no sábado, 30

No último sábado, 30 de outubro, foi fundada a terceira cooperativa escolar do município. Agora, alunos da EMEF Olavo Bilac, da Nova Boêmia, contam com um projeto que desenvolve o espírito da liderança, do empreendedorismo, da inclusão social e, principalmente, a cooperação. 

Alinhando novas metodologias pedagógicas aos princípios e valores do cooperativismo, a Assembleia de Fundação da Cooperativa Escolar “CooperBilac”, reuniu comunidade escolar, autoridades, convidados e os 30 sócios fundadores. 

Os associados são alunos matriculados do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 

“Não adianta mais só competir, é preciso cooperar e unir forças em projetos como esse”, salientou Kittel, que parabenizou os envolvidos na fundação da terceira cooperativa escolar do município. Conforme o prefeito, a CooperBilac é mérito daqueles envolvidos na construção dos projetos e primordial no incentivo ao empreendedorismo e no desenvolvimento pessoal dos associados. 

Durante a assembleia, foram apresentados e deliberados assuntos referentes a organização e desenvolvimento dos trabalhos da Cooperativa, como o Estatuto Social e logomarca. Tudo construído pelos próprios estudantes com auxílio de professores e assessores pedagógicos. “Agudo esta de parabéns por abrir oportunidades para os seus jovens”, destacou a Coordenadora Regional do Programa União Faz a Vida, do Sicredi, Luci Fornari Abreu. 

O Conselho de Administração e Fiscal foram eleitos para gestão 2022/2023. A liderança estará com o presidente Leonardo Matte Hoppe, e o vice Herick Rodrigues. Antes de eleitos, eles apresentaram o plano de gestão, que engloba atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo da cooperativa escolar. 

 

COOPERATIVAS ESCOLARES

Conforme o Professor Everaldo Marini, assessor pedagógico das Cooperativas Escolares no Brasil e países da América Latina, o projeto estimula os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de produto, produção e venda. “Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar formam muito mais do que futuros gestores e líderes de comunidade, formam cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo”, disse.

Em 2022, além da Cooperativa Escolar da EMEF Olavo Bilac, duas outras já haviam sido formalizadas, na Escolas Municipais Santos Dumont, no Bairro Caiçara, e Santo Antônio, na Linha dos Pomeranos.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé