28/04/2023

Cidadania e inclusão social: após trinta anos, mais de 400 famílias receberão títulos de regularização fundiária, em Agudo

Regularização das moradias foi feita pela prefeitura de forma gratuita

Além de atender uma demanda de moradias não regulares, um cenário que se repete em todo o Brasil, o projeto “Agora a Casa É Tua” realizará um sonho, aguardado por três décadas, para centenas de famílias agudenses. As mais de 400 famílias do bairro Caiçara receberão os seus certificados de regularização fundiária. A entrega acontece em 1 de maio, dia do Trabalhador.

A regularização das moradias é feita pela prefeitura de forma gratuita. O processo recomeçou em 2021, com o recadastramento das famílias moradoras do Bairro, e posteriormente com a criação do programa, por meio da lei municipal 2338/22. Desde então, o Executivo Municipal vem trabalhando para identificar as áreas que precisam de regularização e fazer o levantamento das informações necessárias para a emissão dos títulos, com apoio do Cartório de Serviço de Registros Públicos para a emissão dos documentos.

Para a secretária de Administração e Gestão, Daniela Arguilar Camargo, a distinção atende uma demanda represada há 30 anos na cidade, garantindo cidadania aos moradores. “Sem a regularização, muitas dessas famílias viveram em constante insegurança jurídica e à margem dos serviços públicos”, comenta a secretária.

Além de garantir o direito à propriedade, a regularização fundiária traz outros benefícios para a cidade e para as famílias envolvidas. Com a regularização, as famílias passam a ter melhor acesso a serviços públicos essenciais, como água, infraestrutura e energia elétrica. Conforme o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, as regiões ao mesmo tempo que são regularizadas, também ganham potencial de pleno desenvolvimento.

- A partir da regularização, os patrimônios são valorizados, a população pode ter acesso a créditos financeiros para melhorias nas suas casas e há incentivo para novas possibilidades de negócios nestas regiões, como os serviços de comércio – destaca o prefeito.

Conforme a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Rosangela Roubuste, a regularização fundiária é um processo longo e complexo, mas que traz inúmeros benefícios para a comunidade.  “O programa teve total apoio da administração municipal, fizemos vários recadastramentos, ajustes administrativos e mutirões para acelerar o trâmite, pois entendemos a importância de garantir o direito à moradia e promover a justiça social”, diz a gestora.

A entrega dos 403 títulos de regularização fundiária promete ser um dia histórico em Agudo. Para as famílias envolvidas, será um momento de grande emoção e de realização de um sonho antigo: o de ter a garantia legal sobre o lugar onde vivem. Para a cidade, será um passo importante em direção à cidadania e inclusão social.

MAIS INFORMAÇÕES DO EVENTO

Quando? No dia 1 de maio (segunda-feira, feriado), a partir das 9:30

Onde? No Ginásio da Escola Santos Dumont, no bairro Caiçara

O que? Serão entregues 403 títulos de regularização fundiária para as famílias da comunidade