19/08/2022 Sec. da Fazenda

Campanha quadruplicou captação de recursos do imposto de renda para projetos sociais

"Imposto Daqui, Fica Aqui" arrecadou mais de R$ 117 mil para projetos sociais de Agudo

Todos os inícios de anos, os brasileiros têm compromisso com a Receita Federal na declaração do Imposto de Renda. Porém, poucos sabem que parte do dinheiro arrecadado pode ser utilizado para ajudar diversas crianças, jovens e idosos agudenses.

Este ano, a campanha “Imposto Daqui, Fica Aqui”, criada pela Prefeitura de Agudo, em articulação de contadores do município e conselhos municipais, buscou sensibilizar o contribuinte a ajudar crianças, adolescentes e idosos e ao mesmo tempo acertar as contas com a Receita Federal.

Foram arrecadados R$ 117.817,72, dos quais R$ 60.133,46 para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência e a quantia de R$ 57.684,26 para o Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso. No total, o montante representa quatro vezes a mais que o ano anterior. O total de contribuintes que foi de 21 no último, chegou a 96 doadores nesta edição.

A contribuição para a campanha não significou o pagamento de qualquer valor a mais, mas direcionou o recurso que iria aos cofres do Tesouro Nacional para investimentos no município. “Com esses recursos poderemos atender necessidades e solicitações de instituições que realizam trabalhos com a crianças, a adolescentes e idosos”, afirmou o prefeito Luís Henrique Kittel.

"São doações legais, previstas na legislação tributária”, disse o contador, Maurício Barchet, que também comemora os resultados e agradece a parceria dos contadores do município que atuaram em prol da campanha. “A partir destes recursos, os Conselhos poderão investir em projetos na comunidade”, finalizou Barchet.

Os recursos direcionados aos fundos agora serão aplicados em projetos sociais voltados à promoção e à defesa dos direitos da população infantojuvenil e idosa. As ações envolvem educação, esporte, cultura e lazer. Um exemplo do município é o projeto social, via COMDICA, com as categorias de base do Atlético Clube Avenida, que possibilita a crianças em situação de vulnerabilidade social a prática do esporte.