06/06/2022

Brigada Militar de Agudo recebe nova viatura 4x4 semiblindada

Viatura foi viabilizada a partir do Piseg, programa que permite empresas destinarem até 5% do ICMS para projetos de melhorias nas corporações

A Brigada Militar de Agudo recebeu, nesta segunda-feira (6), uma nova viatura semiblindada, com tração 4x4. O ato de entrega aconteceu em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre e contou com a presença do Governador Ranolfo Vieira Júnior, do Secretário Estadual da Segurança Pública, Coronel Vanius Cesar Santarosa, e do Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Claudio dos Santos Feoli.

A viatura foi entregue oficialmente ao Prefeito, Luís Henrique Kittel e ao vice-prefeito, Pedrinho Müller.

No total, 7 municípios gaúchos receberam viaturas, com recursos provenientes do “Avançar na Segurança Pública” e do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul – PISEG, que foi o caso do município de Agudo.

Para o Prefeito Kittel, o recebimento é resultado de uma articulação conjunta, entre Prefeitura, Governo do estado e empresas parceiras, realizado durante o último mês. “Em contato direto com o Secretário Santarosa, fomos solicitar ao Estado para que fosse agilizada a entrega desta viatura, que veio a partir da mobilização da comunidade e das empresas de Agudo”, disse Kittel.

O PISEG

Empresas parceiras de Agudo, como a Dickow Alimentos e Cooperagudo, já destinaram o montante de R$ 912.450,00 ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul – PISEG. Os depósitos dos valores iniciaram em 2020 e estão sendo destinados para a adquirir duas viaturas para a Brigada Militar, uma viatura para a Polícia Civil e novos materiais de trabalho para a Brigada.

O programa, regulamentado pela Lei Complementar nº 15.224/18, visa possibilitar às empresas estabelecidas no estado a compensação de valores destinados ao aparelhamento da segurança pública com valores correspondentes ao ICMS a recolher, verificado no mesmo período de apuração dos repasses.

PREFEITURA AMPLIOU INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA

Desde o ano passado, a Prefeitura de Agudo atua no aumento de investimentos na área da segurança pública. Destaca-se a ampliação do sistema de  videomonitoramento, que chegará neste ano a 120 (cento e vinte) novas câmeras, distribuídas em 39 (trinta e nove) pontos, em bairros da cidade e no interior do município. As imagens serão transmitidas para uma nova Central de Operações, que está sendo construída, junto à Brigada Militar de Agudo e para a Polícia Civil.

Além disso, o município passará a contar com o sistema de cercamento eletrônico, que vai implantar pontos de monitoramento em locais estratégicos do município de entrada e saída da cidade, com uso de inteligência artificial.