23/06/2022

Barragem Dona Francisca apresenta Plano de Segurança

Localizada entre os limites dos municípios de Agudo e Nova Palma, a Usina Hidrelétrica Dona Francisca é uma das barragens mais seguras do Brasil e uma referência em estrutura e organização no sul do país.

Com o intuito de discutir ações de prevenção a acidentes e melhorias nos sistemas de comunicação, como o sinal telefônico, o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, o prefeito de Dona Francisca, Olavo Cassol, o prefeito de Nova Palma, André Rossatto, o diretor da DFESA (Dona Francisca Energética SA), Paulo Kafer, a Promotora de Justiça, Daniela Raiser, e representantes da Defesa Civil Estadual, reuniram-se nesta quinta-feira, 23.

Conforme a nova Lei de Segurança de Barragens e o Plano de Segurança de Barragem (PAE), as hidrelétricas do país precisam adotar medidas em caráter preventivo, para situações como enchentes, estiagens e rompimentos.

A Usina em breve iniciará a colocação de cerca de 400 placas de sinalização com o intuito de prevenção e para organizar, por exemplo, pontos de encontros e de comunicação com a Defesa Civil.

Também, será formado um grupo de trabalho conjunto entre representantes do Executivo dos três municípios, do Ministério Público de Agudo, da Usina Dona Francisca e da Defesa Civil.

SINAL TELEFÔNICO NA REGIÃO

Durante o encontro foi abordado sobre os entraves jurídicas e questões burocráticas que dificultam o trabalho para efetivar e qualificar o sinal telefônico na região. “O trabalho conjunto entre as Prefeituras, Ministério Público e Usina é fundamental para a busca de soluções que impactem a qualidade de vida das comunidades”, disse o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel.

Um dos objetivos da ampliação do sinal é a próprio segurança dos moradores da área. Conforme a DFESA, com sinal de telefonia de qualidade, há possibilidade de criação de um Sistema de Alerta por SMS ou aplicativo de mensagens instantâneas, que poderá alertar a população em situação de emergência.