Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
26/10/2022 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Avaliadores do Unesco visitam Agudo e conhecem suas potencialidades turísticas e culturais

Em Agudo, os avaliadores visitaram três locais nesta terça-feira (25)

Entre os dias 26 a 29 de outubro, a região da Quarta Colônia recebe a visita dos avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), atividade que faz parte do processo de recebimento da certificação da regiãocomo o Selo Geoparque.

O geólogo e historiador Ángel Hernández (Espanha) e a geóloga e especialista em Engenharia de Minas Helga Chulepin (Uruguai) cumpriam agenda em Agudo nesta terça-feira, 25, com visitas ao Mirante do Cerro da Figueira, a Casa da Charlote e o Espaço dos Dinos, no Largo Aldo Berger, na terça-feira, 25.

O roteiro iniciou com o pôr no sol no Cerro da Figueira, e seguiu para a visitação no Espaço dos Dinos, que contou também com uma amostra de produtos locais. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Djulia Regina Ziemann, avalia a visita positivamente. “Tivemos uma boa visita, com as paisagens e as ações ligadas aos dinossauros, sendo nosso ponto alto por parte dos comentários dos avaliadores”, disse a Secretária. Após, os avaliadores visitaram a Casa da Charlote e o Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Agudo (ICBAA), onde puderam vislumbrar um pouco mais sobre a germanidade do município. 

Os avaliadores puderam conhecer um pouco mais do Torrão Amigo através do turismo, da cultura, da gastronomia e da arte. A organização de Agudo através de leis, tanto a nível municipal, como a nível estadual que dão destaque aos patrimônios do município, também chamaram atenção da Unesco. “É um trabalho que valoriza o que é daqui, com foco na identidade local do nosso Agudo”, destacou Djulia. 

Conforme o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, o município de Agudo, assim como os demais da região, se preparou há muitos anos por esse momento, com o intuito de potencializar o turismo e a cultura. “Esse é um grande momento para a concretização de um sonho construído com toda a comunidade da Quarta Colônia”, destacou o prefeito. 

 

Próximos passos

Após as visitas, será definido se o território estará apto ou não para efetivar a certificação como Geoparque. Um relatório da visita dos avaliadores será levado para a reunião mundial dos Geoparques, que ocorre na primeira quinzena de dezembro. Caso aprovada, a proposta será debatida no Conselho da Unesco, no início de 2023. A expectativa é que o resultado final pode ser divulgado no mês de abril do próximo ano.

 

Geoparque Quarta Colônia 

O Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa da UFSM e do Condesus Quarta Colônia com o objetivo de valorizar o patrimônio natural e cultural e que tem por meta principal o desenvolvimento regional através do turismo sustentável, congregando pessoas, história e memória.

Os Geoparques são territórios de um ou mais municípios, reconhecidos pela Unesco como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica. Nesses locais a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade. Ao final de 2020, existiam 161 Geoparques Mundiais da Unesco em 44 países. No Brasil, o Geoparque Araripe é o único Geoparque Mundial do país.

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé