22/12/2023 Sec. de Educação e Desporto

Educação: Agudo sai da última posição do estado e se consolida entre as melhores do RS

Município apresentou um aumento de 341%, alcançando o índice de 71,8979, no Imers

Após recursos, revisões e reavaliações das pontuações no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) e no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), o município de Agudo experimentou uma notável transformação em sua colocação no cenário educacional do estado. Inicialmente classificado em 497º lugar, Agudo agora ocupa a 52ª posição, consolidando-se como vice-líder no índice educacional entre os municípios da região central do RS, atrás apenas de São Martinho da Serra.

Antes do recurso, Agudo possuía uma pontuação de 21,0745. A classificação inicial, divulgada em setembro, foi contestada pela Prefeitura, em colaboração com a Famurs e Seduc. Na última semana, o governo estadual anunciou a aceitação do recurso, resultando no recálculo da pontuação do município, que apresentou um aumento de 341%, alcançando a marca de 71,8979 no índice de qualidade da educação.

O prefeito, Luis Henrique Kittel, destacou a significativa mudança. "Desde o início que foram divulgados os dados, sabíamos que algo não estava certo. Fomos atrás e verificamos algumas inconsciências no sistema de cálculo”, destaca. Ainda, conforme Kittel, o índice de agora reflete o esforço coletivo de toda a comunidade escolar. “Estamos no caminho certo para proporcionar uma educação de qualidade para nossos jovens", afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Emanueli Unfer, ressaltou a determinação da equipe. "A conquista é fruto do esforço conjunto de todos envolvidos na educação em Agudo. Continuaremos avançando, investindo em inovação e no desenvolvimento integral dos estudantes", disse a secretária.

SAERS E IMERS

O Saers é um indicador essencial que mede o conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Português e Matemática. Além de avaliar a qualidade da educação gaúcha, esses dados são a base para o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que passará a influenciar a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios a partir de 2024.

Clique aqui e confira os dados da última edição.