22/08/2023

Agudo recebe centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

A solenidade de entrega aconteceu na segunda-feira, 21

Na tarde de segunda-feira, 21, ocorreu na Praça da Emancipação em Agudo, a solenidade de entrega da Fogo Simbólico da Pátria. A cerimônia faz menção a centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A Chama da Pátria foi recepcionada no trevo de acesso da cidade e conduzida até a Praça da Emancipação, onde foi recebida pela Brigada Militar e alunos do Pelotão Mirim.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o amor cívico do povo brasileiro. “A chegada do fogo simbólico aqui é a essência do nosso espírito de patriotismo, em busca de um país melhor”, destacou o Prefeito Luís Henrique Kittel em seu pronunciamento.

O tema nacional deste ano faz menção a Rui Barbosa, que foi um intelectual, político, advogado, jornalista, diplomata, orador e escritor brasileiro. O evento foi realizado pelo Liga da Defesa Nacional, juntamente com o Governo Municipal.

A ronda do Fogo Simbólico será de 1º a 7 de setembro, na Praça da Emancipação, com hasteamento e arriamento das bandeiras contando com a participação de escolas, entidades e clubes de serviços do Município. A Semana da Pátria encerrará no dia 7 de setembro, feriado, com o desfile das escolas, a partir das 14 horas.