13/01/2023

Agudo já realizou entrega de mais de 2 milhões de litros de água

Município foi um dos primeiros do estado a decretar situação de emergência devido estiagem

A estiagem que atinge Agudo traz preocupação e prejuízos para diversos agricultores. Com o objetivo de amenizar a situação, a Prefeitura tem realizada a distribuição de água nas propriedades rurais do município. Apenas neste último período, já foram fornecidos mais de 2 milhões de litros de água, incluindo potável e não-potável, em todas as localidades.

Moradoras das localidades do Rincão do Mosquito, Marinete e Lucimara destacam a importância da água para o dia a dia e agradecem o suporte semanal dado pela Prefeitura de Agudo através da entrega de água. “Sem água a gente não faz nada, e fico muito faceira quando trazem água”, diz Marinete. “Fico muito feliz e peço para a gente economizar água”, completa Lucimara.

O mesmo é compartilhado por Sandra, também moradora da localidade. Conforme o relato, a falta de água afeta as colheitas e atividades cotidianas, como lavar uma peça de roupa ou louças de cozinha. “Eu agradeço a eles que trazem a água para nós, agradeço muito a Prefeitura”, finaliza a agudense.

As entregas são realizadas com caminhões que foram adaptados com reservatórios e também de um caminhão pipa próprio do município adquirido em 2022, através de emenda parlamentar e recursos próprios. “O caminhão pipa foi um grande investimento desta administração, como uma segurança a mais e uma forma de agilizar as entregas”, evidencia Regis Kobs, motorista que realiza cerca de 12 entregas de água por dia em diferentes regiões do interior.

O Secretário Municipal de Agricultura, Giovane Neu, relata que a água potável entregue serve para consumo humano, e a não potável para a dessedentação animal e até mesmo irrigação de lavouras e hortas. “Estamos trabalhando para que as famílias tenham dignidade e os animais e cultivos agrícolas consigam se manter”, diz o gestor.

O prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel destaca também o investimento realizado desde o início do mandato e as políticas públicas criadas pela gestão municipal. “Estamos mobilizados para solucionar os problemas de recursos hídricos em Agudo, nossos agricultores merecem soluções efetivas”, destaca Kittel, que elenca ações na área que como a ampliação e construção de redes de águas, proteção de vertentes e fontes e também incentivo ao armazenamento e conscientização, através do programa “Água Para Todos”.

Ainda no final do ano anterior, a Prefeitura havia decretado situação de emergência devido à estiagem causada pela ausência de chuva. A medida está disposta no Decreto Municipal nº 174/2022, já foi homologada pelo Governo do Estado e conta com reconhecimento da União.

Conforme o decreto, os impactos da falta de chuva afetam direta e indiretamente todos os setores socioeconômicos do município, e soma-se como agravantes da situação a recorrência da estiagem, sendo este o quarto consecutivo, o que contribui para aumentar a vulnerabilidade social da população, resultando em danos humanos, materiais e econômicos.

MAIS AÇÕES PARA AMENIZAR IMPACTOS

Além das entregas de água, o Executivo Municipal investe em serviços de retroescavadeira para limpeza e abertura de bebedouros e açudes em propriedades do interior município, e na distribuição de caixas de água e mangueiras para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou a construção e ampliação de redes de água. Os projetos contemplaram mais de 120 famílias nas localidades de Portos Alves, Cerro dos Behling, Linha Morro Pelado, Linha Morro Agudo e Porto Agudo. Em diferentes localidades também, mais de 160 (cento e sessenta) fontes protegidas de água já foram construídas nos últimos 20 meses.

A expectativa é que também sejam realizadas ações articuladas com Governo do Estado e União para ações para amenizar os impactos da estiagem. “Somos um dos primeiros municípios a decretar situação de emergência no Estado”, destaca o Secretário de Agricultura, Giovane Neu.

Documento(s)