18/11/2022 Sec. de Educação e Desporto

Agudo inicia processo de escolha democrática para de diretores de escolas municipais

As inscrições iniciam no próximo dia 23 de novembro e seguem até dia 02 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Agudo publicou nesta sexta-feira (18) o Edital 110/2022 que dispõe sobre as inscrições e estabelece as regras para o processo de escolha democrática de diretores (as) de escolas da rede municipal. A novidade na escolha é realizada mediante critérios de mérito e desempenho, de acordo com os termos do Decreto n° 124, de 14 de setembro de 2022.

Agudo possui dez escolas municipais, sendo que cada unidade escolar possui um(a) diretor(a). Agora, também todas as instituições passarão a ter vice-diretor(a). Para que seja efetivada a nomeação, os selecionados deverão passar por um curso de formação de gestores, com frequência de 100%.

Conforme o edital, o diretor de uma escola deve ser o coordenador do processo pedagógico e não apenas um gestor de contas e problemas. Para isso, o processo prevê que os candidatos apresentem um plano de ação com linhas gerais do projeto pedagógico e apresentação das propostas que evidenciam o compromisso com a aprendizagem dos alunos.

O cronograma inicia com as inscrições para o processo seletivo e também para o curso de formação de gestores. Os interessados podem se inscrever no período de 23 de novembro até dia 02 de dezembro de 2022.

O decreto que orienta o edital da seleção também indica que a Comunidade Escolar, em manifestação a ser formalizada pelo Conselho Escolar de cada unidade de ensino, poderá sugerir ao Executivo Municipal nomes prioritários a serem considerados para a designação em função de confiança e nomeação de Diretor de Escola e de Vice-Diretor de Escola.

O edital está publicado na aba Transparência e Processo Seletivos, no portal oficial da Prefeitura (www.agudo.rs.gov.br).

Documento(s)