13/02/2024

Agudo inicia celebrações dos 65 anos de Emancipação

O evento de Abertura Oficial foi realizado no Rodeio de Verão do CTG Sentinela do Jacuí, em Rincão Despraiado

No último sábado, dia 10, Agudo deu o pontapé inicial nas festividades em comemoração aos seus 65 anos de emancipação política. A Abertura Oficial da Semana do Município foi marcada por um evento emocionante que reuniu autoridades locais, representantes de entidades e a população em geral. O evento foi realizado concomitante ao Rodeio de Verão do CTG Sentinela do Jacuí, em Rincão Despraiado.

Entre os momentos de celebração, houve também espaço para a reflexão e homenagens, especialmente em memória do ex-prefeito Pedro Álvaro Müller, um dos fundadores do CTG Sentinela do Jacuí, cujo legado foi destacado pelo prefeito Kittel. Müller, que faleceu recentemente, deixou uma marca na história de Agudo, sendo lembrado não apenas por seu trabalho dedicado à cidade, mas também por seu compromisso comunitário.

Durante seu discurso, o prefeito Luís Henrique Kittel destacou os desafios enfrentados nos últimos anos, incluindo a pandemia, desastres naturais e crises climáticas. No entanto, ressaltou também os avanços conquistados e a resiliência da comunidade agudense diante das adversidades. "Nos últimos três anos, enfrentamos desafios, mas também conquistamos grandes avanços que moldaram positivamente o futuro de nossa cidade", afirmou Kittel.

A Semana do Município não é apenas um período de festa, mas também uma oportunidade para os cidadãos agudenses conhecerem melhor as atividades realizadas pela administração municipal e pelas diversas entidades locais. Ao longo da semana, estão programadas uma série de atividades culturais, políticas e sociais que destacam os 65 anos de história e progresso de Agudo.

Na próxima sexta-feira, dia 16, data em que o município completa oficialmente seu aniversário, está prevista a eleição da nova corte de Soberanas de Agudo. O evento será realizado no Espaço Volksgerten, onde também haverá shows com as bandas NR86 e Destaque Nacional, marcando mais um momento importante das festividades. Ainda na sexta-feira, pela manhã, acontece a Homenagem ao Imigrante, no Lume Memorial, em Cerro Chato.

Com uma programação diversificada e a participação ativa da comunidade, as comemorações dos 65 anos de Agudo são momentos memoráveis e se tornam um palco para dar continuidade aos festejos dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Financiada pelo Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, as atividades programadas são diversas e prometem envolver toda a comunidade.

Confira mais sobre a programação

16 DE FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA)

Cerimônia de Acendimento ao Lume Memorial, em parceria com o ICBAA

9h – Esplanada do Monumento