17/01/2024 Gabinete do Prefeito

Agudo enfrenta desafios após forte temporal; Prefeito Kittel assina decreto de situação de emergência

Centenas de pessoas sofreram danos ou perderam seus bens

Na última quinta-feira, 16 de janeiro, o município de Agudo foi surpreendido por um intenso vendaval, deixando centenas de moradores em situação de vulnerabilidade. Diante dos danos materiais e prejuízos econômicos, o Prefeito Luís Henrique Kittel assinou um decreto 015/2024, de situação de emergência, visando acelerar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

O temporal, caracterizado por rajadas de vento superiores a 100 km/h, causou estragos significativos em diversos pontos do município, principalmente as regiões de Linha Nova, Canto Católico, Canto Paraná, Cerro Chato, Rincão do Mosquito, Rincão do Pinhal, Porto Alves, Linha Teutônia, Rincão Despraiado, além do centro da cidade, bairro Caiçara e demais pontos. Os efeitos atingiram residências, estabelecimentos comerciais e infraestruturas públicas. Diante dessa situação crítica, a Prefeitura de Agudo mobilizou imediatamente todos os seus recursos para minimizar os impactos do desastre.

O Prefeito Luís Henrique Kittel expressou sua preocupação com a situação e destacou o compromisso da administração municipal em prover assistência rápida e eficaz à população atingida. "Estamos trabalhando incansavelmente para restabelecer a normalidade em Agudo. Neste momento difícil, a união e a solidariedade de todos são essenciais para superarmos juntos essa adversidade", afirmou o prefeito.

O decreto de situação de emergência destaca a atuação conjunta da Defesa Civil do município, que desempenhou um papel fundamental na avaliação dos danos e na elaboração de estratégias de resposta. O Coordenador municipal da Defesa Civil, João Marques, emitiu um parecer favorável à declaração de situação de emergência, indicando a necessidade de medidas urgentes para enfrentar os desafios impostos pelo desastre natural.

Com a assinatura do decreto, autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais, que atuarão sob a coordenação da Defesa Civil. As ações incluirão não apenas a resposta imediata aos danos causados pelo vendaval, mas também esforços direcionados à reabilitação do cenário e à reconstrução das áreas afetadas.

O Coordenador municipal da Defesa Civil, João Marques, reforçou a importância da cooperação entre a comunidade e as autoridades locais. "A Declaração de Situação de Emergência nos permite agir com maior agilidade e eficácia. Pedimos à população que siga as orientações da Defesa Civil e esteja atenta às informações oficiais, contribuindo para a segurança e a reconstrução de nossa cidade", ressaltou Marques.

A Prefeitura de Agudo reitera seu compromisso em garantir a segurança e o bem-estar da população, adotando todas as medidas necessárias para enfrentar os desafios impostos pelo recente desastre natural. A colaboração e a solidariedade de todos são fundamentais para a superação desse momento difícil, e a administração municipal continuará fornecendo atualizações regulares sobre as ações em andamento e os recursos disponíveis para a reconstrução.