20/11/2023

Agudo deve ter Vale Feira para valorizar agricultura familiar e servidores municipais a partir de janeiro

Em mais um passo significativo em prol da agricultura familiar e do estímulo à produção local, o Executivo Municipal protocolou, nesta sexta-feira (17), na Câmara dos Vereadores, o Projeto de Lei que visa instituir o "Vale Feira". O compromisso foi formalizado após uma reunião de alinhamento realizada com produtores locais e a Associação dos Produtores Rurais de Agudo (Asproag).

A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a agricultura familiar, incentivando a produção local, ao mesmo tempo que proporciona um benefício aos funcionários públicos concursados da Prefeitura de Agudo.

O Vale Feira, que será concedido mensalmente, terá o valor de 40 reais, conforme a capacidade de produção dos produtos a ser comercializados. A previsão é que essa medida movimente aproximadamente 200 mil reais anualmente nas feiras da agricultura familiar, promovendo um impacto positivo na economia local.

"Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer a agricultura familiar, reconhecendo a importância desse setor para o desenvolvimento de nossa comunidade. Ao mesmo tempo, queremos oferecer um benefício aos nossos servidores públicos concursados, incentivando o consumo de produtos locais", destaca prefeito Luís Henrique Kittel.

A expectativa é que o Projeto de Lei seja apreciado e aprovado pela Câmara dos Vereadores, permitindo que o Vale Feira entre em vigor a partir de 2024. Caso aprovado, o benefício proporcionará uma injeção financeira significativa nas feiras da agricultura familiar, beneficiando diretamente produtores rurais do município vinculados à ASPROAG e às Agroindústrias Municipais.

Os produtos comercializados por meio do Vale Feira serão fornecidos por produtores rurais de Agudo que estejam previamente cadastrados na Prefeitura Municipal. Além disso, o Vale Feira deverá ser utilizado dentro do trimestre de crédito, garantindo que o benefício seja aproveitado de maneira regular e contínua.