24/11/2023 Gabinete do Prefeito

Agudo decreta situação de emergência após chuvas intensas e cancela abertura do Natal de Luz

Município acumula perda na produção agrícola e danos na infraestrutura

O município de Agudo decretou nesta sexta-feira, 24, situação de emergência devido às intensas chuvas que assolaram o município nas últimas semanas. A decisão foi tomada com o objetivo de concentrar esforços na reconstrução e oferecer suporte aos agricultores e moradores ribeirinhos do Rio Jacuí.

Ao atingir níveis críticos, o Rio Jacuí alagou extensas áreas de plantio de arroz, causando prejuízos significativos à produção local. As estradas do município também sofreram danos consideráveis, prejudicando a mobilidade e o acesso a comunidades locais. O decreto de situação de emergência visa acelerar a resposta às necessidades imediatas, permitindo a mobilização eficiente de recursos e esforços para reparos urgentes nas vias e na infraestrutura danificada, além de possibilitar que produtores rurais acessem o seguro de safras.

Conforme o Prefeito Luís Henrique Kittel, além dos danos em estradas do município, as lavouras de arroz foram duramente atingidas, deixando os produtores em uma situação preocupante. “A urgência do decreto se fundamenta na necessidade de concentrar esforços na reconstrução das áreas afetadas e oferecer suporte prioritário aos produtores, cujas fontes de renda foram severamente comprometidas”, destaca o gestor.

O decreto demonstra a importância de uma resposta ágil e coordenada diante dos desafios naturais, ressaltando o comprometimento da administração municipal em proteger a comunidade e garantir a recuperação eficaz diante dos impactos das intempéries. “Acompanhamos de perto a situação, para garantir a comunidade atenção e segurança que precisam neste momento”, diz o coordenador municipal da Defesa Civil, João Marques.

A medida emergencial implica na suspensão da solenidade oficial de abertura do Natal de Luz, que estava originalmente agendada para o dia 1º de dezembro. Este evento, que prometia apresentações musicais e show de fogos, foi cancelado para permitir que os recursos e esforços se concentrem nas áreas mais afetadas. Apesar do contratempo, a programação natalina continuará, com a cidade e o bairro caiçara sendo decorados para celebrar a época festiva, além de programações paralelas de entidades do município.