26/10/2023 Sec. de Saúde

Agudo apresenta ações realizadas na saúde durante encontro regional

Atividades do Espaço SER foram destaque na última quarta-feira, 25

A Prefeitura de Agudo teve a oportunidade de apresentar suas iniciativas na área da saúde integrativa durante o "Encontro Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS." O evento, que teve como objetivo promover a troca de experiências entre os municípios da região no processo de implantação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), ocorreu na última quarta-feira, dia 25, na cidade de Vale Verde.

Durante o encontro, autoridades locais e profissionais da saúde compartilharam os avanços e os resultados positivos das ações realizadas no município. Inaugurado oficialmente em outubro de 2022, o Espaço SER em Agudo surgiu da necessidade de proporcionar um atendimento mais humano e um cuidado integral à comunidade.

O prefeito, Luís Henrique Kittel, destacou a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para a comunidade de Agudo. "Nossa abordagem visa a oferecer um atendimento mais humanizado e integral aos nossos cidadãos. Estamos orgulhosos dos resultados que temos alcançado e do impacto positivo que isso tem tido em nossos pacientes", disse Kittel.

A Secretária de Saúde, Graciela Barchet, complementou. "O Espaço SER é um projeto inovador que tem feito a diferença em nossas práticas de atendimento à saúde. A oferta de atividades diversas, terapias integrativas e oficinas terapêuticas, além de atendimentos em fisioterapia e nutrição, tem beneficiado nossa comunidade de maneira significativa", destacou a gestora.

Também estiveram presentes a coordenadora do Espaço SER, Verônica Scardoelli, e a psicóloga Aline Braga Rissi. Ambas destacaram a abordagem holística do projeto e o acolhimento oferecido aos pacientes.

O Espaço SER já promoveu uma variedade de atividades, desde rodas de conversa sobre saúde geral e saúde mental até palestras sobre temas como saúde integral da mulher, dor crônica, fibromialgia, aromaterapia e aulas abertas de yoga. Além disso, o espaço oferece oficinas terapêuticas como fitoterapia, pilates, dança e artesanato, bem como terapias integrativas como reiki, auriculoterapia e yoga.

O local também realiza atendimentos em fisioterapia e nutrição, expandindo a abordagem holística do projeto. Atualmente, o espaço atende cerca de 80 pacientes semanalmente, tanto por demanda espontânea quanto por encaminhamento de profissionais de saúde da atenção básica ou rede particular.

Em aproximadamente um ano, foram realizados mais de 2 mil atendimentos, demonstrando o impacto positivo do projeto na saúde e no bem-estar da comunidade de Agudo.

As ações realizadas em Agudo na área de saúde integrativa têm sido um exemplo inspirador para outras localidades na região, demonstrando o compromisso da cidade com a promoção de um atendimento de saúde de alta qualidade e um enfoque na saúde integral do paciente.