26/10/2022

Prefeitura abre inscrições para produtores interessados em receber cisternas

Município foi contemplado com três cisternas de água através do programa Avançar na Agropecuária

A Prefeitura de Agudo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, está recebendo inscrições para o programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS Cisternas.

O objetivo é proporcionar a instalação de três cisternas de água com capacidade de 60.000 litros, com escavação, revestimento e cobertura de geomembrana, previamente dimensionados, por propriedade. A contrapartida do produtor é a aquisição e instalação de calhas e canos para a captação e condução da água da chuva, até a cisterna.

No momento da inscrição, o produtor deverá declarar a cultura a ser irrigada, bem como possuir telhado com área mínima de 100m². Serão selecionados três produtores, com uma lista de cinco suplentes, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Agudo - COMDERA.

Podem ser beneficiários pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que tem em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros. A ação tem como objetivo principal o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural, para que desta forma, seja possível minimizar os recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no estado.

As inscrições estão abertas na Secretaria de Agricultura e no Escritório da EMATER até o dia 01 de novembro. O produtor deve DAP atualizada, no momento da inscrição, bem como os documentos pessoais e do conjugue quando casado, além de documento do imóvel com validade de 2 anos.

Irriga + RS Cisternas

A previsão é de instalação de 819 cisternas de 60 mil litros, no valor de R$ 17,2 milhões. Cada município será beneficiado com a construção de três estruturas. O valor total está limitado a R$ 21.066,07 por cada cisterna construída, sendo R$ 734,40 o teto para custos referentes ao serviço de escavação/hora-máquina e R$ 20.331,67 o teto para a instalação de cada reservatório revestido com geomembrana. A Seapdr destaca que aqueles municípios que ultrapassarem os valores destinados por beneficiário deverão aportar a diferença a título de contrapartida.

A instalação das cisternas ocorrerá por meio de convênios entre municípios e Estado para viabilizar o repasse de recursos. Desta forma, caberá à municipalidade a contratação de empresas que apresentem condições de entregar os reservatórios devidamente instalados nas propriedades que serão selecionadas.