Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
13/03/2024 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

DinoFest em Agudo: Uma jornada para apaixonados pela paleontologia

Evento chega a sua terceira edição, e acontece nos dias 23 e 24 de março

Prepare-se para embarcar em uma viagem no tempo e voltar ao período triássico em Agudo, cidade intitulada “Berço dos Dinossauros”, nos dias 23 e 24 de março, no Volksgarten, em frente a Prefeitura de Agudo. A “Dinofest” chega a sua terceira edição este ano e promete mexer com a imaginação de crianças e adultos apaixonados por aqueles que habitaram a Terra há milhões de anos. 

Segundo Luivonir Dorneles, secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Agudo, o evento contará com uma variedade de atividades educativas, culturais e recreativas, promovendo tanto diversão quanto aprendizado. “O evento promove um dos grandes atrativos turísticos da região, que é a paleontologia, valorizando nossa identidade cultural”, destaca Luivonir.

Durante o fim de semana, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras ministradas por especialistas da área, explorar exposições de fósseis e réplicas de dinossauros, e se envolver em diversas atividades especialmente concebidas para crianças, incluindo escavações em busca de fósseis e brincadeiras educativas sobre a vida dos gigantes pré-históricos. “Teremos um evento interativo, com momentos de diversão e ciência, promovendo conhecimento, turismo e valorização local”, diz o Prefeito Luís Henrique Kittel.

Os visitantes poderão conhecer o “Espaço dos Dinos”, local onde estão expostas réplicas em tamanho real dos dinossauros encontrados em Agudo. No entanto, o local oferece muito mais do que apenas observar as réplicas. Aqueles que participam da experiência podem desfrutar de uma variedade de atividades pedagógicas, incluindo uma exposição paleontológica detalhada, sessões de cinema, e um espaço multicultural que oferece desde oficinas de pintura de rosto até brinquedos infláveis e distribuição de algodão doce e pipoca.

Outra atividade aguarda é a escavação de fósseis, onde as crianças podem se transformar em “paleontólogos”. Em um espaço específico, exemplares fósseis são enterrados em vários níveis numa caixa com areia, onde será possível realizar uma escavação, utilizando materiais e equipamentos para descobrir os dinossauros enterrados. 

Uma das atividades mais esperadas é a escavação de fósseis, onde crianças e adultos podem se transformar em "paleontólogos" por um dia. Em um espaço especialmente preparado, fósseis são enterrados em diferentes níveis de uma caixa de areia, permitindo aos participantes utilizar materiais e equipamentos reais para descobrir os dinossauros enterrados.

Além disso, é garantida a presença de mascotes de dinossauros interativos, que prometem entreter e educar os visitantes. E para os interessados em levar para casa uma lembrança deste evento único, uma feira de produtos artesanais relacionados à temática paleontológica estará à disposição.

Outra surpresa desta edição do evento é a "Blitz Dinolândia", no sábado (23). Desenvolvida pelo Sebrae RS, a Dinolândia é um jogo que estimula o raciocínio lógico, o pensamento estratégico e as atividades em grupo, com uma metodologia que busca introduzir conceitos de educação empreendedora de forma lúdica. No mundo fictício do jogo, as crianças são desafiadas a passar por todas as fases de um negócio, desde a alimentação dos animais até a venda de ingressos. O jogo simula de maneira lúdica as responsabilidades de gerenciar um parque, incluindo a limpeza da infraestrutura, ações de promoção e compra dos dinossauros.

Não se preocupe se você não é um expert em paleontologia, o evento é acessível para todos e oferece uma oportunidade única de aprendizado sobre a história do nosso planeta. Afinal, quem nunca quis saber mais sobre o mundo dos dinossauros e como eles viveram?

 

BERÇO DOS DINOSSAUROS

O município de Agudo, localizado na Depressão Central Gaúcha, é o local onde foram encontrados fósseis de alguns dos mais antigos dinossauros do mundo, entre eles o Sacisaurus agudoensis; Pampadromaeus barberenai; Macrocollum Itaquii; e Erythovenator jacuiensis.  Também, além de dinossauros foram descobertos outros vertebrados fósseis, como o Exaeretodon e o Trucidocynodon que eram cinodontes, isto é, animais com “2 dentes de cão” ou ainda o Rincossauro, réptil herbívoro pertencente à linhagem ancestral dos crocodilos e das aves.

Os fósseis encontrados em Agudo estão salvaguardados no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria, instituição responsável pelas pesquisas, publicações e divulgação do patrimônio paleontológico da região da Quarta Colônia. 

Em 2022, o município foi incluído, junto a mais 22 cidades da região central do RS, no Guinness Book, como o local onde foram encontrados os dinossauros mais antigos do planeta.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé