Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
08/05/2025 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Agudo leva seus encantos ao Congresso Internacional de Turismo Rural

Município marcou presença no XIII CITURDES, com atrações culturais, gastronômicas e turísticas que representam o município

Entre os dias 7 e 9 de maio de 2025, Agudo foi representado no XIII Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (CITURDES), realizado no Auditório do Centro de Ciências Rurais da UFSM, em Santa Maria (RS). Com o tema “Desafios e propostas para o turismo rural em tempos de incertezas”, o evento reuniu profissionais, gestores e comunidades de todo o país em torno de debates fundamentais sobre o futuro do turismo rural.

A participação de Agudo ocorreu por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, EMATER, Rota Jacuí e Rota Caminhos da Pommern Serra. O município apresentou ao público um espaço repleto de identidade, cultura e sabores, com destaque para a gastronomia típica, produtos coloniais e materiais de divulgação dos roteiros turísticos e atrativos naturais e históricos da região.

Um dos destaques foi a presença dos mascotes Frantz e Herta, junto dos simpáticos Agudino e Agussauro, que representam a identidade local e o potencial paleontológico de Agudo, conhecido como o “Berço dos Dinossauros”.

A participação no CITURDES é considerada estratégica para o fortalecimento da imagem de Agudo como destino de turismo rural, de experiência e de cocriação. Além de apresentar suas potencialidades, o município também aproveitou o espaço para dialogar com pesquisadores, empreendedores e gestores sobre práticas sustentáveis, governança territorial e valorização da cultura local como pilares para o desenvolvimento turístico.

Na manhã de quinta-feira, 8, o café do evento ficou por conta das rotas turísticas de Agudo — Rota Caminhos da Pommern Serra, Rota do Jacuí e Emater de Agudo — que proporcionaram aos participantes uma verdadeira imersão nos sabores e na hospitalidade do município. Foram servidos pratos típicos que integram os cafés de recepção dos roteiros turísticos locais, reforçando a identidade cultural e gastronômica da região. Entre as delícias levadas, destacaram-se o tradicional Mürbeteig, a cuca alemã em versões doce e salgada, a rosca de polvilho, a clássica bolacha de Natal e o pão de pinhão — sabores que contam histórias, despertam memórias e encantam quem visita Agudo.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé