Ao todo estão previstas mais de 140 horas de trabalho contínuo
Teve início nesta segunda-feira, 11 de agosto, a execução dos serviços de hidrojateamento e sucção em trechos de redes pluviais da área urbana de Agudo. A ação, realizada de forma emergencial, tem como objetivo desobstruir bocas de lobo, caixas e tubulações, restabelecendo a capacidade de drenagem da cidade e prevenindo novos alagamentos.
A medida foi adotada após as fortes chuvas que atingiram o município no mês de junho, ocasionando acúmulo de detritos e obstruções em diversos pontos da rede. O trabalho está sendo realizado com caminhão especializado, que combina hidrojateamento de alta pressão e sucção a vácuo, operado por equipe técnica terceirizada. O Diretor de Planejamento, Gabriel Puhl, destacou que o serviço é resultado de um planejamento técnico que buscou a solução mais eficiente e econômica de curto prazo. "É uma solução rápida que auxiliar no enfrentamento dos problemas causados pelas chuvas e garante mais segurança à população”, destaca.
Ao todo, estão previstas 18 diárias de serviço, o que representa mais de 140 horas de trabalho contínuo. O Secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços e Trânsito, Ederson “Edinho” Lipke, reforça que a atuação será realizada inicialmente em pontos mais críticos da rede pluvial urbana. “Estamos atuando de forma intensiva nos pontos mais críticos para restabelecer rapidamente a capacidade de drenagem e prevenir novos alagamentos”, diz Edinho.
A previsão é de que as ações se estendam pelos próximos dias, com prioridade para as regiões que registraram maior acúmulo de resíduos e histórico de alagamentos. Para o Prefeito de Agudo, Luis Henrique Kittel, esse é um investimento direto na qualidade de vida da comunidade. "Essa a primeira vez que Agudo realiza esse tipo de serviço, que com certeza é pioneiro para preservar a infraestrutura urbana e proteger a saúde pública", finaliza o gestor.