Reunião definiu detalhes para a reconstrução do pórtico de Agudo

05 Fevereiro 2019

Na manhã desta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, o Prefeito Valério Trebien recebeu em seu Gabinete, integrantes do Rotary Club e também o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Alan Müller. A pauta do encontro foi à reconstrução do pórtico de entrada de Agudo, que deverá entrar em processo licitatório nos próximos dias. Somente no inicio de janeiro que a Prefeitura conseguiu autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para reconstruir umas das principais marcas de Agudo.

 

A nova estrutura contará novamente com a parceria entre Prefeitura e Rotary. A empresa Mocofar, a qual o caminhão envolvido no acidente pertence, também está ressarcindo o prejuízo ao Município. De acordo com o Setor de Engenharia da Prefeitura, o novo pórtico deverá custar em torno de R$42 mil e por exigência do DAER será maior que o antigo, agora com 14 metros de comprimento, dois de largura e sete metros de altura, além de ter também defensa metálica para dar mais segurança.

 

O pórtico deverá ser refeito no mesmo padrão do construído em 1992, baseado em um estilo germânico. A hospitalidade dos agudenses esteve representada pelo pórtico de boas-vindas, construído na intersecção das rodovias RSC-287 e ERS-348. Com elementos arquitetônicos que remete à cultura germânica o pórtico, desde sua inauguração, identifica Agudo por associação visual. Saudava os visitantes em língua portuguesa e a despedida era grafada em língua alemã, em grafia gótica. Era composto por quatro colunas de concreto, no interior havia estrutura de ferro, revestida de madeira e com cobertura de telhas. Na madrugada do dia 15 de setembro de 2018, um caminhão destruiu a estrutura. “Queremos reconstruir o mais breve possível, assim como, toda a comunidade agudense espera por isso e tentar inaugurar antes da Volksfest In Agudo, em julho.”, afirmou o Prefeito Valério Trebien.